segunda-feira, 29 de julho de 2013

Versão beta do LibreOffice 4.1 traz novas funcionalidades

Conheça as melhorias implementadas em uma das mais populares suítes livres de escritório

Neste mês, a Document Foundation (TDF) lançou a versão beta do LibreOffice 4.1, suíte de aplicações de escritório destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. "No software livre é uma prática essencial lançar versões experimentais para testes, busca de defeitos e até mesmo para atender a expectativa de seu público fiel", destaca Olivier Hallot, um dos desenvolvedores do LibreOffice pelo Brasil.

Olivier relata que o LibreOffice é um projeto com lançamentos muito frequentes. Em média, um novo a cada seis meses. "A suíte está agora na versão RC1 (release candidate 1) para testes e levantamentos de bugs. Em 1º de julho será lançada a versão RC2 e a versão final sairá em 04 de agosto", antecipa.


Novidades
São muitas as novas funcionalidades implementadas pelo LibreOffice 4.1 em relação à versão 4.0. Olivier destaca algumas delas começando pela melhoria no intercâmbio de documentos. "As fontes usadas no documento serão incorporadas nele e usadas quando o documento for aberto em outro computador. A interoperabilidade garante que o layout do documento mantenha-se idêntico ao layout visto no computador originador do documento", ressalta. 

O usuário experimental também terá um nova interface com painéis laterais, que permitirá o acesso facilitado aos recursos de edição dos documentos. "Esses painéis são uma resposta a pedidos da comunidade de usuários, que considera antiquada a atual interface do LibreOffice, ainda que bem funcional", acrescenta Olivier.

As empresas também tiveram uma necessidade considerada na nova versão. "Foram implementadas melhorias na interpretação dos documentos OOXML do Microsoft Office, conhecidos como docx, xlsx e pptx. A solução permitirá a leitura de documentos Microsoft com menos erros de layout", garante Olivier.

Ele menciona ainda o novo recurso para criação de álbum de fotos do editor de apresentação Impress, a nova galeria de cliparts de cortesia da IBM e as versões atualizadas dos corretores ortográfico e gramatical. 

Essas funcionalidades e todos os novos recursos com ilustrações podem ser consultados em wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.1/pt-br.

Para quem?
Olivier indica que a versão final do LibreOffice 4.1.0 seja utilizada por usuários avançados e com exigências mais brandas em relação a estabilidade e a alguns defeitos. "Já os usuários empresariais devem atualizar o LibreOffice a partir da versão 4.1.2, que deve ser lançada em outubro. Até lá, a recomendação é que esses usuários permaneçam nas versões 4.0.4 ou 3.6.7", sugere o desenvolvedor.

O LibreOffice está disponível para a maioria das plataformas computacionais: MS-Windows (Xp, Vista, 7), Linux (32 e 64 bits, pacotes deb et rpm) e MacOS-X (processadores Intel e PowerPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário